O povo americano é admirável. Em muitos aspectos eles nos surpreendem positivamente e não é diferente na questão do marketing.
A rede Mc Donald’s surgiu no Brasil em 1981. No processo de lançamento, a imagem de marca remetia a lanches com preços baixos, bem feitos com comunicação dirigida para as famílias e especialmente ao público infantil. Praticaram essa estratégia durante anos até solidificarem esse conceito. Atualmente, o Mc Donald’s não tem preço baixo e a qualidade caiu muito. Isso sem falar do tamanho dos lanches que sofreu uma diminuição brutal nos últimos anos.
Também nos anos 80 a Grendene com a suas Melissinhas aplicaram a mesma técnica de marketing: sandálias com preços baixíssimos, comunicação estrelada pela Xuxa, portanto, direcionada a classe A/B. Lembro-me que naquela época era possível ver a filha da patroa e a filha da empregada doméstica usando o mesmo produto. Um case raríssimo que estudei e acompanhei de perto !
A estratégia de penetração de preço baixo é clássica no marketing e foi criada pelos profissionais americanos. E como pode se observar na história, a percepção que se tem no lançamento pode durar por muitos anos !
A empresa UBER está indo na mesma linha. Começou com carros de qualidade, motoristas educados, balinhas, água e preços baixos. Hoje já é evidente uma deteriozação no nível dos serviços e motoristas. Permanece por enquanto o preço competitivo. Mas até quando ? Não importa, o Uber já conquistou a todos com sua estratégia avassaladora !
Deixe um comentário